quinta-feira, 19 de março de 2009

Convite para a construção de um encontro estadual de estudantes

Envie esse convite a um amigo!
A crise econômica que assola o Brasil e o mundo já começa a apresentar suas primeiras graves conseqüências para os trabalhadores e para a juventude. De um lado, demissões em massa, rebaixamento dos salários e retirada de direitos. De outro, o corte nos gastos com a educação pública, a restrição do direito à meia-entrada, o aumento nas mensalidades, o avanço do ensino à distância nas universidades, o aumento da repressão, etc.

A juventude e a educação não podem pagar por essa crise. Frente aos ataques em curso é preciso uma resposta unificada dos estudantes do estado de São Paulo. Nas universidades estaduais públicas (USP, UNESP, Unicamp e Fatecs), já se anuncia um forte corte no repasse de verbas a partir da diminuição da arrecadação do ICMS e da isenção fiscal patrocinada pelo governo. Serão centenas de milhões a menos para o ensino superior público. Ao mesmo tempo, avança a implementação da Univesp (Universidade Virtual do estado de São Paulo), que formará milhares de estudantes nas estaduais públicas de forma desqualificada e a baixo custo. Mais do que nunca, é necessário articular e unificar as estaduais paulistas contra o corte de verbas e o ensino à distância.

Nas universidades privadas o cenário não é melhor. Com o aumento do desemprego muitos estudantes estão com dificuldades de pagar as altíssimas mensalidades. A direção das universidades reagem aumentando as mensalidades ainda mais, perseguindo os inadimplentes, atrasando os salários dos professores, etc. Chegou a hora dos estudantes de pagas se organizarem de forma unificada para dizer não a essas medidas.
Nas universidades federais do estado o Reuni significou a expansão de vagas sem verbas suficientes, quadro que deve se agravar com a diminuição do repasse de verbas prevista pelo governo federal. A luta contra a corrupção também continua nas federais, como é no caso da Unifesp, na qual a direção da universidade se viu em meio a uma série de denúncias de corrupção.

Sendo assim, o DCE da USP com o objetivo de propor a unidade dos estudantes do estado de São Paulo para responder os ataques à educação e aos nossos direitos, convida todos os DCEs e CAs, a discutirem a construção unitária de um encontro estadual.

Nesse sentido, propomos a realização de uma reunião com todas as entidades interessadas dia 25/03 (quarta-feira) às 13h na sede provisória do DCE da USP, para discutimos a possibilidade de um encontro estadual no primeiro semestre.

Saudações estudantis,
DCE Livre USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário