quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Glossário

Pensando no calouro que se vê perdido ante tantos termos novos com que terá contato durante sua estadia na USP, o DCE compilou os principais no glossário que segue. (Podem postar mais, se sentirem falta, via comentário).

ADUSP - Associação dos Docentes da USP, é o sindicato dos docentes da USP. (www.adusp.org.br)

ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

AMORCRUSP – Associação dos Moradores do Crusp.

ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Assembléias - As assembléias são reuniões de todos os membros de um setor para discutir e deliberar onde todos tem direito a voz e voto aos pertencentes ao setor e com direito a voz a todos. Sendo assim, existem assembléias de professores, de funcionários e de estudantes. Há assembléias de estudantes de toda USP, somente de campi, somente de faculdades ou de um curso.

Atlética – Organização de alunos ligada a prática de esportes. Formam times pra participação de campeonatos entre cursos, faculdades e universidades.

Bandeijão - É o Restaurante Universitário, onde a refeição custa apenas 1,90. A Cidade Universitária possui 4 restaurantes, e existem também os restaurantes da Faculdade de Direito, da Faculdade de Saúde Pública e da Escola de Enfermagem e da USP Leste. Os campi de Bauru, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto também possuem seus restaurantes.

CA – Centro Acadêmico. Entidade representativa dos estudantes de cada curso. Cada entidade tem um tipo de gestão, mas normalmente possuem um mandato de um ano.

Campi – Do latim, plural de campus. São eles: São Paulo (Butantã, Direito, Medicina, EACH), Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Pirassununga, Piracicaba e Lorena.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CCA – Conselho de Centros Acadêmicos. Reunião onde se encontram o maio número possível de CAs da USP para discutir questões do ME.

CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas da USP. Oferece dezenas de opções de esportes e exercícios físicos para a comunidade USP. (www.cepe.usp.br)

CINUSP – Cinema da USP. Apresentações gratuitas de cinema com filmes clássicos e também lançamentos. (www.usp.br/cinusp/)

Circular – Ônibus interno gratuito da Cidade Universitária. Possui duas linhas que cobrem (a maior parte) do campus.

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

CRUSP – Conjunto Residencial da USP. Oferece quartos para estudantes da USP selecionados por critérios sócio-econômicos.

Co – Conselho Universitário. Órgão que reúne todos os segmentos da universidade: professores, estudantes e funcionários - apesar da enorme desproporcionalidade.

CNE - Congresso Nacional de Estudantes. Congresso que se realizará em junho, do dia 11 ao dia 14, na cidade do Rio de Janeiro, construído por diversas entidades, CAs e DCEs e que pretende discutir as pautas tocadas pelos estudantes, unificando as lutas e rediscutindo a organização do movimento.

CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas. Central sindical que procura articular o movimento operário, o funcionalismo público, os movimentos sociais e as entidades estudantis na luta em defesa dos direitos sociais.

COSEAS – Coordenadoria de Assistência Social. Responsável pela seleção sócio-econômica dos alunos que estão interessados em diversos tipos de bolsas e projetos de auxílio estudantil. (informações: www.usp.br/coseas)

DCE – Diretório Central dos Estudantes. Entidade máxima de organização dos estudantes. O DCE-Livre da USP – Alexandre Vannucchi Leme é apontado como o primeiro do Brasil. A atual gestão, eleita no fim de 2008, é a Nada Será Como Antes!.

DEDALUS – Banco de dados do acervo das bibliotecas da USP. Pode ser acessado pela internet. (www.dedalus.usp.br:45/ALEPH/por/usp/dedalus/start.)

Doutorado – Terceira instância de graduação. Feita, normalmente, após o Mestrado.

EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Fica na USP Leste.

ECA – Escola de Comunicações e Artes.

EE – Escola de Enfermagem.

EEFE - Escola de Educação Física e de Esporte.

Escola de Aplicação – Escola localizada dentro do campus Butantã, onde docentes podem ser formados e aperfeiçoados através da prática. (www.ea.fe.usp.br/).

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

FCF - Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

FE – Faculdade de Educação.

FEA – Faculdade de Economia e Administração.

FD – Faculdade de Direito.

FFLCH – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

FM – Faculdade de Medicina.

FMVZ - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

FO – Faculdade de Odontologia.

Fórum das Seis – Entidade que reúne os sindicatos de professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas – USP, UNESP e UNICAMP.

FSP – Faculdade de Saúde Pública.

Greve – Paralisação das atividades por algum grupo (estudantes, funcionários, professores) para a negociação de exigências e direitos.

HU – Hospital Universitário. Atende gratuitamente mediante a confecção de uma carteirinha e o agendamento de consulta. (www.hu.usp.br)

IAG – Instituto Astronômico e Geofísico.

IB – Instituto de Biociências.

ICB – Instituto de Ciências Biomédicas.

IF – Instituto de Física.

IME – Instituto de Matemática e Estatística.

IO – Instituto Oceanográfico.

IP – Instituto de Psicologia.

IQ – Instituto de Química.

Júpiter-WEB – Sistema online de acesso à notas, matrículas, informações do curso, emissão de documentos, entre outros. (www.sistemas.usp.br/jupiterweb).

ME – Movimento Estudantil.

Média Ponderada – Soma de todas as notas, dividido pelo número de matérias.

Mestrado – Pós-graduação.

PCO (agora, CCO) – Prefeitura do Campus (agora, Coordenação do Campus).

POLI – Escola Politécnica.

REUNI - projeto do governo Lula que prevê expansão de vagas nas universidades federais, sem o incremento de verbas necessárias para isso, ampliando problemas como falta de professores e laboratórios e salas de aula super-lotadas.

RD – Representante Discente. Aluno escolhido para representar os demais nas comissões e departamentos.

Seção de Alunos – Administração de procedimentos burocráticos dos cursos, como matriculas e transferências.

SINTUSP – Sindicato dos Trabalhadores da USP. (www.sintusp.org.br).

UNE – União Nacional dos Estudantes.

USPão – Padaria localizada ao lado do bandeijão central do Campus Butantã.

X-Greve – Lanche improvisado, servido gratuitamente, em tempos de greve, já que o Bandeijão encontra-se fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário